13 de maio 2016, 86 anos de basquete em Sergipe

Clube Esportivo Cotinguiba, campeão estadual de 1947. Fonte: Os primeiros Passos do basquebol no Estado de Sergipe o que dizem os jornais. TADEU, Josué. 2004

Por Thacyo Santos

Hoje celebramos a data da primeira partida de basquete no estado de Sergipe. Em 1930, a equipe em formação do   Cotinguiba Clube enfrentou  em uma partida amistosa os atletas amadores do 28º BC. O convite para o jogo foi feito em  Jornais da época,  que revelam a data precisa em que a bola rolou.

O Jornal Correio de Aracaju de 1930, publicou a seguinte matéria:
“O diretor de esporte do Cotinguiba Clube convida os seus amadores para um fortíssimo treino de futebol amanhã 13 de maio, e bem assim a sua turma de basquete, que está assim constituída: Dantas, Rodrigues, Queiroz, Martins e Saldalinho… a turma do 28 BC está assim organizada: Gregório, Dias, Luiz, Espindola, Alameida”

Em pesquisas realizadas pelo Professor Josué Tadeu, publicadas em 2004, esclarecem como surgiu o Basquete no estado; o basquetebol  foi trazido para o estado por meio de remadores do Cotinguiba que conhecem a modalidade em jogos de remo disputados no Rio de Janeiro, e ao retornarem implementam nos principais clubes, dando início as rivalidades locais.

86 anos de desenvolvimento de uma modalidade esportiva  muito querida. Que possui uma história marcada por títulos e excelentes participações, seja  em Campeonatos Brasileiros ou nas principais competições Norte-Nordeste do país.

Basquete em Sergipe
Torcedores na segunda rodada Copa Sergipe 2015

Hoje aos poucos a modalidade tenta retomar o seu  prestígio conquistado em épocas passadas. Onde os principais clubes do estado tinham suas equipes participando de campeonatos locais e regionais.  Essa tradicional participação dos clubes precisa  reacender. Pois colocar a responsabilidade de formação de jogadores e a continuidade do esporte apenas nas mãos das  escolas, acaba interrompendo um ciclo na fase das competições adultas. Além de não permitir uma difusão maior do esporte no Estado. Atualmente contamos no estado com  16 equipes adultas (masculinas e femininas) porém sem uma estrutura adequada para treinamentos, seleção de atletas  e amistosos.

Hoje é uma data que precisamos guardar com carinho, seja vc peladeiro(a), jogador(a) veterano(a), iniciante, espectador(a) de TV. Enfim amante deste esporte.

Temos uma história, e com o registro dessa data  manteremos ela acessa na memória dos novos admiradores deste esporte.

43acb0e0-cd86-42c3-8601-9d423c342806

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta