Você sabia que cerca de 90% dos casos de alergia alimentar são ocasionados por apenas oito alimentos: ovos, leite, peixe, crustáceos, castanhas, amendoim, trigo e soja? Alergia alimentar é uma resposta imunológica específica que ocorre em pessoas sensíveis após o consumo de determinado alimento e podem se manifestar de inúmeras formas. Indivíduos que possuem alergias alimentares desenvolvem reações adversas graves a alimentos que são consumidos de forma segura pela maior parte da população.

A famosa intolerância à lactose é frequentemente confundida com alergia alimentar ao leite, mas é uma reação que não envolve o sistema imunológico. Trata-se, na verdade, de uma deficiência da enzima lactase. O processo é o seguinte: Quando há ingestão de alimentos contendo lactose, principal açúcar presente no leite de mamíferos, esse açúcar é quebrado pela enzima lactase para facilitar a digestão. Porém quando pessoas que possuem deficiência de lactase ingerem alimentos contendo lactose, parte desse açúcar não é digerido e atinge o colón. Esta situação é denominada de má digestão de lactose e ocorre em vários níveis (do brando até níveis mais graves).  Em consequência, há o aparecimento de sintomas abdominais tais como: dor e distensão abdominal, flatulência, diarreia, náusea, vômitos ou constipação.

E sobre a doença celíaca?  Esta é uma doença autoimune inflamatória do intestino delgado que causa intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e aveia. Acredita-se que indivíduos com doença celíaca possam tolerar pequenas quantidades de glúten na alimentação (10 mg/dia). No caso de indivíduos com alergia alimentar ao trigo, quantidades bem inferiores de glúten podem ser suficientes para desencadear reações adversas.

Se você não possui intolerância a lactose ou alergia alimentar ao leite pode e deve consumir leite e produtos lácteos.  E se você não possuir alergia ao trigo ou não é portador da doença celíaca pode consumir glúten sem problemas. Chega de modismos!

*Com informações da ANVISA (2016)

Compartilhar
Kaliane Calisto é Nutricionista (CRN-5/ 7785), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Especialista em Nutrição Clínica e Estética

Deixe uma resposta