Confira a programação do São João da Gente Sergipana 2017

A tradicional comemoração dos festejos juninos no Museu da Gente Sergipana acontecerá nos dias 16 e 18 de junho com muita música, teatro, dança, gastronomia, artesanato e ações educativas.

Foto: Márcio Garcez

A época mais tradicional no ano em Sergipe já chegou e o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda se encheu de cores, enfeites, bandeirolas e atividades especiais para junto com o público exaltar e manter viva a cultura nordestina. Em mais um São João da Gente Sergipana, a ser realizado nos dias 16 e 18 de junho, o Instituto Banese, através do museu, cumpre seu papel de valorizar, promover e difundir a cultura sergipana marcada por manifestações artísticas e culturais tão expressivas nesse período de festejos juninos.

Leia Mais >> Guia dos Festejos Juninos em Sergipe 2017

É um tempo de transmitir a novas gerações o senso de congraçamento e alegria de viver uma cultura peculiar e apreciar uma arte popular singular, que inclui musicalidade envolvente e uma culinária toda especial. Inspirado nestes valores e costumes, o Museu da Gente Sergipana oferece uma programação especial recheada de música, teatro, dança, gastronomia, artesanato e ações educativas para crianças, jovens, adultos e toda a família, com entrada gratuita para todas as atividades.

Durante todas as quartas de junho, das 14h às 16h, a equipe de ação educativa do museu realizará atividades lúdicas explorando aspectos da cultura junina para grupos agendados. Através da ação denominada ‘Quadrilha no Museu’, o público conhecerá mais sobre a origem da quadrilha e os passos e ritmos apresentados nessa dança junina. Já na ‘Oficina de Noções Básicas de Pífano’, os educadores irão contar a história desse tradicional instrumento e transmitir algumas noções de como tocá-lo. Para participar, é preciso ter mais de oito anos para a quadrilha e 12 para a oficina de pífano, além de agendar a participação através do telefone (79) 3218-1551.

Cartaz do São João da Gente Sergipana 2017

No dia 16, sexta-feira, a programação terá início às 17h, com a banda de pífano Nossa Senhora da Conceição, de Simão Dias, que abrirá as comemorações do dia com um cortejo. Às 18h, haverá apresentação do espetáculo teatral ‘Talco no Salão, pro forró ficar cheiroso’, do grupo de teatro de bonecos Mamulengo de Cheiroso. Em seguida, às 19h, a quadrilha Século XX se apresentará e lançará seu livro ‘Quadrilha Junina Século XX – 52 anos de vitórias’. A festança continua às 20h com o show musical de Lucas Campelo, sanfoneiro da novíssima geração, e convidados. A Feirinha da Gente, que já é tradição nos eventos do museu, dará destaque para a culinária e os produtos relacionados ao ciclo junino, mas também oferecerá ao público artigos contemporâneos.

Já no dia 18, domingo, às 12h, mais uma vez será transmitido ao vivo do auditório do Museu da Gente Sergipana o programa ‘Puxa o Fole’, comandado pelo cantor sergipano Sergival e transmitido pela Rádio Nacional e afiliadas. O grupo São João na Roça, do povoado São José, de Japaratuba; o sanfoneiro Lucas Campelo e o mestre Ararão, forrozeiro sergipano tradicional serão as atrações convidadas do programa.

A programação é aberta ao público em geral e totalmente gratuita, basta levar a animação e disposição para brincar e dançar forró. Para mais informações sobre a programação, entrar em contato com o Instituto Banese pelo telefone (79) 3218-1551. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 16 de junho (Sexta-feira)

A partir das 17h – Feirinha da Gente

17h – Banda de pífanos Nossa Senhora da Conceição, de Simão Dias

18h – Apresentação teatral ‘Talco no Salão, pro forró ficar cheiroso’, do grupo Mamulengo de Cheiroso

19h – Apresentação da quadrilha junina Século XX

Lançamento do livro “Quadrilha Século XX – 52 anos de vitórias”

20h – Apresentação musical de Lucas Campelo e convidados

Dia 18 de junho (Domingo)

12h – Transmissão ao vivo do programa “Puxa o Fole, com Sergival e convidados:

  • Grupo São João na Roça, do Povoado São José, em Japaratuba
  • Lucas Campelo, sanfoneiro da novíssima geração
  • Mestre Ararão, forrozeiro sergipano tradicional

Deixe uma resposta