De que são feitos os dentes?

Aposto que você já ouviu falar nos nomes de alguns componentes dos dentes: cálcio, sódio e potássio. Quem nunca já ouviu sua mãe, pai, avó ou avô dizer “Tem que tomar leite para ficar com os dentes bonitos”? é que o leite é muito rico nesses elementos.

Agora veja só: o dente não é só essa parte que você consegue ver. Além de ter várias camadas diferentes dentro dele, o dente é muito maior lá dentro da sua gengiva. Olhe seus dentes na frente do espelho. Essa parte branca que você vê é chamada de coroa. Ela é formada por três camadas diferentes. A camada mais externa, que é a que você está vendo, é o esmalte, que é formado, dentre outras coisas,  por cálcio, sódio, potássio, água e algumas proteínas.

Mas se você fizer um furo no seu dente (por favor, não faça isso!), depois do esmalte você vai encontrar a dentina. Ela também tem sais inorgânicos e é muito dura, só que um pouco menos que o esmalte. Mais lá dentro, tem a polpa. Nela tem vasos sanguíneos e as terminações nervosas. Não sei se você sabe, mas no seu dente tem células vivas também e o alimento para elas chegam pelos vasos sanguíneos.

Ah, e o que fazem essas terminações nervosas? São elas que dão a sensibilidade ao dente. Já reparou que quando você toma uma sopa muito quente ou um sorvete super gelado você sente aquela dorzinha chata? é porque lá na polpa as terminações nervosas mandam essa mensagem de dor pro seu cérebro.

E lá dentro da gengiva? Bom, seu dente precisa ser preso de alguma maneira, não é? E assim como uma árvore se prende ao solo através de uma raiz, seu dente também tem raiz para se prender ao osso. E tem mais, essa raiz se prende ao osso através do cemento, que é a parte mais macia da estrutura do dente.

Ufa, acho que já falei demais…

FonteUniversidade das Crianças
Compartilhar

Deixe uma resposta