Exame que dá certificação do ensino médio e fundamental abre inscrições

Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFS) são as instituições responsáveis pela certificação do participante aprovado no exame

Foto: Reprodução

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) abriu as inscrições na segunda-feira, 7, e continuam até o até às 23h59 do próximo dia 18 de agosto. Os interessados na certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio devem se inscrever, gratuitamente, no sistema de inscrições disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Encceja afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino da educação básica.

De participação voluntária, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2017 é destinado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos, na data de realização do Exame, para certificação do ensino fundamental. Para certificação do ensino médio a prova é direcionada a jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de aplicação das provas.

As avaliações obedecem aos requisitos básicos da legislação em vigor para os níveis de ensino e os resultados individuais podem ser usados para certificação, pelas Instituições Certificadoras, no nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou obtenção da declaração parcial de proficiência.

O exame será aplicado em dois turnos e terá quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, cada uma, além de uma redação.

A Secretaria Estadual de Educação (Seed) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia são responsáveis pela certificação do participante aprovado e para isso devem levar em consideração a nota obtida, a pontuação mínima sugerida pelo Inep e a declaração parcial de proficiência, que podem eliminar componentes curriculares por área de conhecimento.

Alinhamento

Por meio do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja), a Secretaria de Estado da Educação apresentou a técnicos e secretários municipais de Educação de 50 municípios sergipanos, em reunião realizada na últmia terça-feira (1º), no Complexo Administrativo e Pedagógico, em Aracaju, as novas diretrizes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017.

A coordenadora do Seja/Seed, Aldjane Moura, explica que o encontro serviu ainda para divulgar e esclarecer aos participantes a nova metodologia de certificação do governo federal e, desse modo, “alinhar as ações de logística entre a Seed e as secretarias municipais de Educação para a realização das provas, que serão aplicadas no próximo dia 8 de outubro para os estudantes residentes no Brasil”.

Durante a reunião, técnicos do Serviço de Educação de Jovens e Adultos apresentaram o cronograma e as etapas para realização do exame e sanaram dúvidas dos gestores municipais quantos aos procedimentos a serem adotados em suas respectivas redes de Ensino no que se refere à colaboração necessária para tornar possível o sucesso desta avaliação.

Clique aqui para acessar o edital completo do Encceja 2017.

Saiba como fazer a inscrição passo a passo:

1. Visite o site do Encceja no portal do Inep

As inscrições ocorrem exclusivamente no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso

Encceja - primeiro passo é digitar o endereço do site do Inep (Foto: Reprodução)

Encceja – primeiro passo é digitar o endereço do site do Inep (Foto: Reprodução)

2. Dados necessários

No primeiro passo, é preciso digitar o CPF e a data de nascimento. O sistema usa, assim como no Enem, uma verificação que exige que o candidato clique em uma figura para prosseguir.

Encceja - Segundo passo nas inscrições exige CPF e data de nascimento (Foto: Reprodução)

Encceja – Segundo passo nas inscrições exige CPF e data de nascimento (Foto: Reprodução)

3 . Complete seus dados pessoais

É preciso preencher o número do documento de indentidade, além de dados sobre filiação, estado civil e endereço.

Encceja - Terceiro passo da inscrição (Foto: Reprodução)

Encceja – Terceiro passo da inscrição (Foto: Reprodução)

4 . Atendimento especializado

No passo seguinte, você precisa informar se “Necessita de atendimento especializado para realização da prova”. Em caso positivo, precisa especificar qual a sua condição. Estão listados:

Surdocegueira / Deficiência auditiva / Baixa visão / Deficiência física / Autismo / Discalculia / Cegueira / Surdez / Visão monocular / Deficiência intelectual (Mental) / Dislexia / Déficit de atenção

Encceja - Quarto passo (Foto: Reprodução)

Encceja – Quarto passo (Foto: Reprodução)

5. Atendimento específico

No caso de atendimento específico, é preciso incluir a CID referente ao diagnóstico médico.

6. Prova

Nesta etapa, indique o nível para o qual deseja obter certificação. É possível escolher entre ensino médio ou fundamental. Atenção nesta etapa: aqui você poderá escolher quais provas pretende fazer. Caso seja sua primeira tentativa de certificação, é preciso escolher todas:

Prova I – Ciências Naturais

Prova II – História e Geografia

Prova III – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna Artes, Educação Física e Redação

Prova IV – Matemática

Note bem: a opção de fazer apenas provas específicas é interessamente somente para alunos que já realizaram a prova em anos anteriores e obtiveram certificações parciais. Para conseguir o diploma, é preciso ter nota em todas as provas, ainda em que seja em edições anteriores.

Encceja - provas (Foto: Reprodução)

Encceja – provas (Foto: Reprodução)

Além disso nesta mesma etapa, é possível escolher a cidade onde quer fazer a prova. Nesta fase, a página aponta um aviso importante sobre alterações em dados: “Atenção: o município de realização de provas, a opção de nível de certificação e as provas selecionadas, poderão ser alteradas, apenas, durante o período de inscrição, das 10h do dia 07/08/2017 às 23h59min do dia 18/08/2017, na página do participante.”

7. Questionário

O Inep realiza um questionário socioeconômico semelhante ao que já foi visto em edições anteriores de exames como o Enem. São mais de 20 perguntas sobre renda, escolaridade e família. Esses dados são usados para traçar o perfil dos participantes e dar subsídios para políticas educacionais.

8. Contato e senha

Nesta última etapa você vai precisar de um telefone fixo, um celular e um endereço de e-mail. É nesta etapa final que você irá cadastrar uma senha. Ela deve ter o mínimo de 6 e máximo de 10 caracteres, podendo conter apenas números e letras, com distinção de maiúsculas e minúsculas.

As inscrições ocorrem exclusivamente no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso

Compartilhar

Deixe uma resposta