Feira da Agricultura Familiar totalmente orgânica será implantada no Parque da Sementeira

Acontecerá quinzenalmente, em quintas-feiras alternadas com a Feira já realizada na sede da Seidh

Foto: Ascom/Seidh

A partir da próxima quinta-feira, 10 de agosto, uma nova Feira da Agricultura Familiar será implantada no Parque da Sementeira, das 16h às 19h. Agricultores e parceiros da Secretaria de Estado da Inclusão Social se reuniram na manhã desta quinta, 03, para alinhar os últimos detalhes da feira, que será completamente orgânica e acontecerá quinzenalmente, em quintas-feiras alternadas com a Feira já realizada na sede da Seidh.

De acordo com Lucileide Rodrigues, diretora de segurança alimentar e nutricional da Seidh, essa é a 22ª feira implantada pela Seidh. Realizada em parceria com a Prefeitura de Aracaju, o Ministério da Agricultura e o Sebrae, ela contará com a participação de 20 agricultores familiares dos municípios de Capela, Areia Branca, Japaratuba, Estância, Lagarto, Malhador, Riachuelo e São Cristóvão.

“Todos eles são cadastrados e com produção comprovadamente orgânica, ou seja, isentas de agrotóxicos. Essa feira é um esforço nosso para criar novos canais de escoamento para a produção desses agricultores, por isso, escolhemos o horário das 16h, para contemplar os moradores da região que fazem atividades físicas ou passeiam na Sementeira nos finais de tarde. Estamos bastante otimistas”, pontuou Lucileide.

A agricultora Dalva de Jesus é uma das participantes. Ela se diz esperançosa diante da ampliação das suas possibilidades de comercialização. “Sou de Estância, mas sempre participo da Feira da Agricultura Familiar aqui na Seidh. Essa reunião esclareceu algumas dúvidas nossas e acredito que esse novo ponto no Parque da Sementeira vai ser muito bom para aumentar a minha clientela”, disse.

Segundo André Barreto, secretário executivo da comissão de Produção Orgânica de Sergipe (CPOrg-SE), é importante definir com os agricultores algumas regras para o sucesso da primeira feira exclusiva orgânica de produtores da agricultura familiar. “O Ministério da Agricultura, através das organizações de controle social, é responsável por fazer o credenciamento e cadastro para que os produtores possam vender de forma direta para os seus consumidores”, completou.

A nova Feira da Agricultura Familiar da Sementeira também será uma aliada na ampliação do mercado de orgânicos em Aracaju, segundo Ivan Siqueira, agrônomo da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social de Aracaju. “Essa será, então, não só uma ótima oportunidade de oferecer aos agricultores a possibilidade de aumentar sua renda, mas também uma chance dada aos consumidores de comprar produtos orgânicos de qualidade”, finalizou.

Deixe uma resposta