Festa do Leite de Santa Rosa do Ermírio começa hoje e vai atá dia 22

A festa é uma iniciativa dos próprios produtores com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite na região

Em 2016, a Festa Amigos do Leite, consagrada como uma das maiores da pecuária leiteira no estado, superou as expectativas/ Fotos: Ascom/Seagri

Começa hoje, 20, a 8ª edição da Festa Amigos do Leite do povoado Santa Rosa do Ermírio, no município de Poço Redondo. A programação vai até dia 22 de julho e a exemplo do ano passado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e sua vinculada, a Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe (Emdagro), tem apoiado o evento com assistência técnica e infraestrutura. A festa é uma iniciativa dos próprios produtores com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite na região.

O secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal considera significativo o trabalho do Governo Estadual, que vem prestando assistência técnica aos produtores. “É importante oferecer os programas de mecanização, de distribuição de sementes de milho, sorgo e palma como alternativas de alimentação animal para os pequenos produtores em período de seca, além da medida de manter a média de vacinação contra febre aftosa, permitindo que o estado de Sergipe entre no 22º ano sem o registro da doença. São ações que contribuem para toda cadeia leiteira da região”, destacou o secretário.

Em 2016, a Festa Amigos do Leite, consagrada como uma das maiores da pecuária leiteira no estado, superou as expectativas, conforme conta o produtor Odair Oliveira, integrante da organização do evento. “O faturamento foi de quase R$ 1 milhão entre a venda de máquinas agrícolas, animais, seguros e diversos outros negócios do ramo da pecuária leiteira, além dos produtos derivados do leite. Este ano a expectativa dos produtores da região segue positiva, diante dos resultados nos negócios realizados ano passado e do cenário positivo nas pastagens verdinhas resultante das constantes chuvas”, explica com entusiasmo o produtor.

Odair diz ainda que no povoado Santa Rosa do Ermírio, por dia, são produzidos 100 mil litros de leite. A produção é tanta que o povoado é conhecido como o maior produtor estadual do ‘ouro branco’, como é chamado o leite por lá. Os produtores garantem que o leite é a principal fonte de renda de 90% das famílias, e a produção abastece grandes fábricas de laticínios, como a Natville, Sabe Alimentos e Betânia, além de inúmeras fabriquetas.

A festa é uma iniciativa dos próprios produtores com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite na região

“A programação inclui jornada técnica girolando, exposição e leilão dos animais de melhor genética para alta lactação, além dos torneios leiteiros de caprinos e bovino dividido em duas categorias: vacas de até 30 kgs e de até 50kgs. Também teremos julgamento zootécnico de gado leiteiro”, detalha o veterinário e técnico da Emdagro que acompanha o evento, Marcos Franco.

Esmeraldo Leal, parabeniza os produtores pela qualidade genética do plantel e pela mobilização das parcerias que está possibilitando a realização da festa.“Parabenizo os produtores e organizadores dessa linda festa pelos investimentos no melhoramento genético do rebanho e todo o aperfeiçoamento técnico que vem fazendo”, disse.

Deixe uma resposta