Hemose abrirá em horários diferenciados durante Semana Santa

Os voluntários interessados em contribuir com a doação de sangue devem observar os critérios necessários para o ato, a exemplo de ter idade entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar acima de 50kg

Foto: Divulgação

Em virtude do ponto facultativo do feriado da Semana Santa, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que funcionará nesta quinta-feira, 13, com horário alterado, das 07h30 às 13h. A abertura da unidade visa estimular a doação de novos voluntários e garantir a manutenção do estoque estratégico de sangue para atendimento da demanda transfusional da rede Hospitalar do Estado. Na sexta-feira, 14, feriado da Paixão de Cristo, o serviço de doação de sangue não funcionará. No sábado, 15, o serviço reabre para atender os doadores no horário das 07h às 11h.

“Essas aberturas do serviço em feriados prolongados é uma medida técnica adotada para assegurar a manutenção do estoque de sangue e abastecer a hemorrede”, informou a gerente de Captação da unidade, Rozeli Dantas. Conforme a gestora, cada componente do sangue possui um período de validade, sendo o mais curto as plaquetas, que após a coleta do sangue e seu processamento só pode ser utilizada num período de cinco dias. “A abertura da unidade busca a ampliação das doações e a renovação do estoque de plaquetas para que todos os pacientes que necessitem fazer uso terapêutico desse componente sanguíneo sejam atendidos normalmente”, detalha.

Os voluntários interessados em contribuir com a doação de sangue devem observar os critérios necessários para o ato, a exemplo de ter idade entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar acima de 50kg. Menor de 18 anos apenas poderá doar mediante apresentação do termo de autorização dos pais ou responsável legal. O documento está disponível na unidade ou através do download no site. Ao realizar o cadastro o candidato à doação deve obrigatoriament, apresentar um documento oficial com foto, válido em todo território nacional.

Durante a preparação para realizar a doação também é necessário evitar a ingestão de alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e, o fumo, por pelo menos duas horas. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Confira os horários de funcionamento do serviço durante o feriado da Semana Santa:

Dia 13 de abril – Quinta-feira – Ponto Facultativo – funcionamento será das 07h30 às 13h;
Dia 14 de abril – Sexta-feira – feriado da Sexta-feira da Paixão, unidade fecha:
Dia 15 de abril – Sábado – serviço de doação de sangue funciona das 07h às 11h;
Dia 16 de abril – Domingo – não haverá expediente;
Dia 17 de abril – Segunda-feira – funcionamento retornará em horário regular das 7h30 às 17h.

FonteASN
Compartilhar

Deixe uma resposta