Mosaico da Semana: Chape, Fidel, bananas no judiciário etc.

Por Rubens Marques de Sousa (Dudu)

CHAPE

O acidente com o time de futebol da Chapecoense revelou que a tragédia também une os povos. O grego Sófocles sempre soube disso.

O POVO CUBANO SE DESPEDE DO COMANDANTE

Enquanto a mídia burguesa se refere a Fidel Castro como Ditador, milhões de cubanos prestam a última homenagem ao líder da revolução cubana. Ninguém amou mais a ilha do que Fidel.

LIDERANÇAS DE ESQUERDA DO BRASIL FORAM AO FUNERAL DE FIDEL

Lula, Dilma, Vagner Freitas (CUT) e Guilherme Boulos (Frente Povo Sem Medo) foram a Cuba participar do funeral do comandante Fidel. Além deles, presidentes de esquerda como Rafael Correia (Equador), Evo Morales (Bolívia) Nicolás Maduro (Venezuela) etc. passaram por lá.

NA DEMOCRACIA DOS ESTADOS UNIDOS MENOS É MAIS

A candidata Hillary Clinton obteve mais de 300 mil votos na frente do seu oponente Donald Trump, porém quem venceu foi ele por ter conquistado o maior número de delegados.

A POESIA PERDEU HOJE UM DOS SEUS VERSOS

Morreu hoje o poeta Ferreira Gullar aos 86 anos. Dentre os muitos poemas um em especial se tornou mais popular na foz de Raimundo Fagner que o musicou, “Traduzir-se.

A ECONOMIA QUE MATA

O avião que transportava o time de futebol da Chapecoense não fez um pouso para abastecer antes de chegar a Medelín na Colômbia para não pagar a taxa de aeroporto equivalente a dez mil reais. A empresa LAMIA estava em crise, fato que levou o piloto a arriscar um voo direito mesmo sabendo que o combustível estava no limite.

O EXEMPLO COLOMBIANO

A Colômbia que no passado ficou conhecida internacionalmente por conta do traficante Pablo Escobar, o terror dos juízes, promotores e inimigos do tráfico, agora entrou para a história por outro motivo: a solidariedade aos atletas da chapecoense e jornalistas mortos no acidente aéreo. No horário marcado para o início do jogo que não aconteceu, os colombianos foram ao estádio de futebol do Nacional e fizeram uma homenagem jamais vista em situações semelhantes.

CRISTINA KIRCHNER VIRÁ A SÃO PAULO

A Fundação Perseu Abramo promoverá um seminário sobre a “luta política na América Latina hoje” no dia 09 de dezembro, na Casa de Portugal em São Paulo. Além da ex-presidente da Argentina, também estará na mesa de debates, a presidenta Dilma.

TEATRO TRAGICÔMICO

Durante a realização de sessão temática no Senado, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes constrangeu Sérgio Mouro ao falar sobre abuso de autoridade. Tudo bem que o prá lá de arrogante Mouro estava precisando ouvir umas verdades, mas Gilmar Mendes não era a pessoa mais indicada, pois os dois agem politicamente e não como juízes.

TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A CONSTITUIÇÃO

Juízes, promotores e procuradores estão bravos por conta da lei que os pune em caso de abuso de autoridade. Ué? Eles são humanos ou semideuses?

A VEZ DE AÉCIO

Quando ninguém acreditava mais na possibilidade de Aécio neves ser investigado, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro desenterrou o caso de FURNAS e passou para o Procurador Geral da República Rodrigo Janot. Vamos ver até onde vai a blindagem do tucano.

EFICIENTE PRA QUE?

Toda vez que eu ouço os defensores das privatizações afirmarem que o setor privado é mais eficiente do que o estatal para justificar a venda da Petrobrás eu pergunto: Há algum empresário envolvido em corrupção e preso pela Operação Lava Jato? Não resta dúvida de que muitos empresários são eficientes inclusive para roubar. As provas estão aí.

CARLOS TRIVOLI

Eduardo Cunha (herói dos coxinhas) usava nome falso (Carlos Trivoli) para operar conta na Suíça que guardava dinheiro roubado do Brasil. Coisa de bandido mesmo.

O CÚMULO DA COVARDIA

Brasil assinou documento afastando a Venezuela do MERCOSUL com o objetivo de agradar a burguesia brasileira e os Estados unidos. Dilma fez duras críticas à diplomacia brasileira classificando-a de “pequena”.

QUANDO O SILÊNCIO FALA MAIS ALTO

Temer havia anunciado que não iria ao velório coletivo no estádio de futebol da Chapecoense, Arena Condá, (temendo ser vaiado) e que as famílias deveriam ir até o aeroporto onde ele estaria aguardando para fazer um pronunciamento. Depois das críticas que recebeu do pai de um dos atletas morto no acidente com o time da Chape, Temer sentiu o desprezo do silencio na Arena Condá.

NENHUMA NOVIDADE

O governador Jackson Barreto anunciou que poderá disputar uma vaga para o senado, confirmando as suspeitas daqueles que nunca acreditaram que ele iria se aposentar. Dos cargos eletivos, o de senador é o único que JB ainda não tem em sua coleção.

EMIR SADER EM ARACAJU

A corrente petista EPS – Esquerda Popular e Socialista trouxe o professor da UFRJ, sociólogo e jornalista, Emir Sader para fazer análise de conjuntura durante seminário promovido pela corrente. Dentre outras coisas Emir disse que Lula continua com amplas chances de voltar à presidência e isso justifica o desespero da direita para inviabilizar a sua candidatura.

8º ENCONTRO DO MPA

Aconteceu de 1 a 3 do corrente mês o 8º Encontro Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores na cidade de Propriá. A análise de conjuntura ficou por conta de Paulão (presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos), Frei Sérgio (militante da luta camponesa no RS) e Erick Feitosa (Consulta Popular). A importante presença de um grande número de jovens no evento chamou a atenção. Parabéns a organização do encontro.

CUT MANTÉM A TOADA

A Central Única dos Trabalhadores (SE) mantem um calendário regular de formação por entender que sem teoria política a classe trabalhadora corre o risco de cair no ativismo sem direção.

CUT CONTINUA APOIANDO AS OCUPAÇÕES

A juíza Simone de Oliveira Fraga da 3ª vara cível da comarca de Aracaju deferiu o pedido do governo do estado proibindo a ocupação das escolas e abrindo caminho para o governo usar a força policial nas desocupações. A CUT continuará apoiando as ocupações por entender que “ainda” não estamos num estado de exceção.

BANANAS DEPOIS DO ABACAXI

O judiciário sergipano não deve estar gostando nada dessa salada de críticas recheada com abacaxi e banana. Primeiro o Sindicato dos Servidores do Judiciário usou a imagem de um abacaxi para caracterizar o prêmio que eles recebem por colocar o TJ como um dos mais eficientes do Brasil. Agora o SINDJUS está usando as bananas como instrumento de crítica, uma vez que os juízes ficam com o miolo da fruta (R$) e os servidores com as cascas. Isso é o que eu chamo de crítica inteligente e corajosa. Parabéns SINDJUS.

MAIS LUTA

Dia 12 de dezembro, a Frente Brasil Popular fará mais um ato contra a PEC da Morte (55). A proposta é fazer um protesto na hora do embarque dos Senadores que estão apoiando a PEC.

IRAN PRESIDENTE

O vereador Iran Barbosa será candidato à presidência da Câmara de Aracaju. Se houvesse lógica na política Iran não precisaria nem disputar, seria convidado pelos colegas do legislativo. O problema é que na maioria das vezes na política não há nem lógica nem coerência. Vamos lá Iran.

MISSA DE SÉTIMO DIA

A missa de sétimo dia pelo passamento do professor Lourival Alves Neto, ex-dirigente da Sub Sede Sul do SINTESE e dirigente do PT em Arauá foi marcada pela emoção.

ESTÂNCIA: TRÊS NA DISPUTA

A presidência da Câmara de Vereadores de Estância tem três concorrentes: André Graça (PSL), Misael Dantas (PSC) e Sérgio da Larissa (PSD), ambos aliados do prefeito eleito Gilson Andrade (PTC). Como até agora nenhum vereador se reivindicou como oposição tudo caminha para uma chapa de consenso.

LEITE DERRAMADO

Agora é tarde para o prefeito de Estância derrotado na disputa pela reeleição em outubro (Carlos Magno) chorar o leite derramado. Anda e vira ele tem apontado quais os secretários que atrapalharam a sua administração.

JUNTAR A FOME COM A VONTADE DE COMER

A maioria dos gestores não toleram servidores efetivos, eles gostam mesmo é de Cargos Comissionados e Contratos Temporários porque são nomeados por eles a partir da filiação partidária, muito embora usem também os cargos para cooptar adversários, como fez Carlos Magno. Com essa história de crise eles dificilmente farão concurso e aproveitarão para instalar em cada administração uma república de aliados políticos.

Deixe uma resposta