Mosaico da Semana: Governo Golpista, EUA, PT etc.

Por Rubens Marques de Sousa (Dudu)

ASSUME GOVERNO GOLPISTA

Um misto de cinismo e ansiedade dominou o semblante dos golpistas durante a posse do arquiteto da traição Michel Temer.

CHAMOU A ATENÇÃO

O governo provisório dos golpistas não tem negros, mulheres e nem pessoas de origem humilde, muito embora tenhamos a segunda maior população negra do mundo, enquanto que as mulheres somam mais de cinquenta por cento da população.

O RECADO FOI DADO

O novo Ministro da Educação entrou na justiça – quando era deputado – contra as cotas nas universidades e PROUNI. E agora golpistas?

ABSURDO

O Ministro da Agricultura é campeão na prática do desmatamento e crítico feroz das leis ambientais.

CADÊ OS “MORALISTAS” AGORA?

Mal os golpistas assumiram e o Ministro do STF Gilmar Mendes suspendeu as investigações contra Aécio Neves.

ELE REAPARECEU!

Assim que cumpriu a tarefa de criminalizar o PT, o juiz Sérgio Moro “saiu em férias” e só agora depois do afastamento de Dilma ele volta à tona. Agora para pedir “paz e tolerância”. Cinismo refinado, uma vez que ninguém durante a crise política incendiou mais o Brasil do que ele. Lembram do vazamento do grampo criminoso do diálogo entre Lula e Dilma que ele entregou à Rede Globo? Lembram da reação nas ruas?

MINISTRO DA (IN) SEGURANÇA

Sobre Alexandre de Moraes, Ministro da Justiça e Direito Humanos: ainda em 2015, uma reportagem do “Estado de S. Paulo” afirmou que Alexandre constava no Tribunal de Justiça de São Paulo como advogado em pelo menos 123 processos da área civil da Transcooper. A cooperativa é uma das cinco empresas e associações que estão presentes em uma investigação que trilha movimentações de lavagem de dinheiro e corrupção engendrada pela organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Na época, Alexandre disse, por meio de nota, que “renunciou a todos os processos que atuava como um dos sócios do escritório de advocacia” e que estava de licença da OAB durante o período investigado. Fonte: http://extra.globo.com/…/cunha-pcc-repressao-policial-passa….

UMA COTOVELADA NO ESTÔMAGO DO POVO

Depois de pregar que mudaria o Brasil, Michel Temer nomeou para o Ministério da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes uma espécie de antítese de justiça e de Direitos Humanos. Ele advogou para o PCC – Primeiro Comando da Capital, organização criminosa conhecida internacionalmente que por várias vezes aterrorizou São Paulo mandando ordens de dentro das penitenciárias para assassinar concorrentes do tráfico, incendiar ônibus e intimidar juízes e promotores.

EMBAIXADORA DOS EUA NO BRASIL

Liliana Ayalde, embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, é a mesma que era embaixadora dos EUA no Paraguai quando o Presidente Fernando Lugo foi golpeado pelo Senado daquele país num processo que durou apenas 48 horas. Em telegrama vazado pelo Wikileaks e publicados pela Agência Pública, a embaixadora faz comentários comprometedores.

DILMA DE CABEÇA ERGUIDA

Dilma desceu a rampa de cabeça erguida depois de fazer um pronunciamento coerente e corajoso. A presidenta disse que lutará pelo seu mandato retirado arbitrariamente e pediu para que os movimentos sociais continuem mobilizados. Ela deveria ter enfrentado os golpistas assim desde o começo do processo. Demorou a reagir.

LULA DE CABEÇA BAIXA

Visivelmente abatido Lula cumprimentou militantes do movimento social em frente ao Palácio do Planalto enquanto Dilma descia a rampa. Circula nos bastidores que Lula enfrenta um princípio de depressão.

SIMBIOSE DE CRETINISMO E CINISMO

Temer em seu pronunciamento conclamou um pacto pelo Brasil e pediu a contribuição de todos. O presidente sem voto nem de longe será ouvido pelo povo, falta-lhe legitimidade.

DO CÉU AO INFERNO

Movidos pelo oportunismo e pela ideia – equivocada – de que o povo não tem memória os parlamentares sergipanos (deputados Federais e Senadores) pegaram carona no trem do golpe e ainda tiveram o desplante de criticar quem votou pela manutenção do estado democrático de direito, ou seja, contra o golpe. Pois é, assim que o governo golpista assumiu as lambanças previsíveis já está fazendo parte deles mudar o discurso. Eles sabem que quando os direitos sociais e trabalhistas forem atacados, serão responsabilizadas. Estamos de olho.

O PT APRENDEU COM OS ERROS?

Ao longo de sua história o PT foi rebaixando o seu programa, caindo numa linha de moderantismo e se aproximando dos partidos de direita. Deu no que deu e ao invés de aprender com os erros, para se manter nos cargos e nos mandatos, parte importante do PT continua fazendo alianças com a direita, inclusive com partidos que golpearam a presidenta Dilma a exemplo do PMDB e PSB.

DEIXEM O PT PRA QUEM QUER LUTAR

Durante plenária convocada pelo Centro de Estudos Karl Marx (Estância) para debater o pós golpe, a professora Ivonia Aparecida mandou o recado: “aqueles que só estão no PT para tirar proveito e que não tem mais identidade com as lutas devem deixar o espaço para quem não se rendeu e continua lutando”.

PERGUNTA

Uma participante da plenária que inclusive havia se filiado ao partido naquele mesmo dia perguntou: “por que o PT não vai ter candidatura a prefeito de Estância?” eu (Dudu) respondi que o campo majoritário do PT já havia negociado o apoio a Carlos Magno em troca de duas Secretarias e finalizei dizendo que nós da Articulação de Esquerda (tendência petista) nos colocamos contra.

SOLIDÁRIOS NA LUTA

Eu e o companheiro Marcio Souza (PSOL) sempre mantivemos uma boa relação política. Ele foi meu aluno no ensino médio, coordenou a campanha do PT para prefeito quando eu fui candidato, atuamos na defesa da reforma-agrária ao lado do MST e estivemos juntos em grandes momentos de disputa contra a direita. Dito isto mantenho grande simpatia pela pré-candidatura a prefeito do companheiro.

COMEÇA A SE DEFINIR

Negociações em andamento apontam que em Estância quatro pré-candidaturas estão definidas: Marcio Souza (PSOL), Carlos Magno (PSB), Gilson Andrade (PTC) e Titó (PV). Tudo indica que Ivan Leite indicará a sua esposa, Adriana Oliveira para vice de Gilson Andrade.

COMO FICARÁ FILADELFO ALEXANDRE?

Muito se fala sobre Filadelfo Alexandre (PMDB), vice-prefeito de Carlos Magno (PSB), isso porque FA é aliado de Jackson Barreto que atualmente está se arranhando com Valadares (PSB). Ora, tanto PMDB como o PSB se aliaram para dar o golpe na presidenta Dilma, então tá tudo em casa e FA tem tudo para compor com CM mais uma vez. Enquanto isso o PT continuará aliado do PMDB e PSB na próxima eleição.

Deixe uma resposta