MPA inaugurou 28 moradias camponesas em Poço Redondo

Foto: Damião Rodrigues/MPA

Esta quarta-feira (19), foi um dia histórico para a luta camponesa do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) em Sergipe, diante de um Sertão florido e verde, a esperança brotou e os camponeses e camponesas festejaram a conquista de 28 moradias no município de Poço Redondo/SE.

A inauguração foi realizada na Comunidade Patos e contou com a presença de centenas de camponeses e camponesas de várias comunidades da base do MPA, além de militantes do movimento. Esteve presente também o gerente da Caixa Econômica Federal, da agência de Canindé de São Francisco e autoridades locais.

Foi uma tarde festiva na comunidade em um místico momento de consagrar o direito de ter uma moradia digna no campo. Para José da Pedra, como é conhecido na comunidade, “essa vitória é um exemplo que vale a pena continuar lutando e organizado com toda comunidade e o MPA, para que outras vitórias possam vir”. A construção dessas 28 moradias camponesa foi um convênio entre a Associação dos Pequenos Agricultores Estado de Sergipe (APAESE) e a Caixa Econômica Federal, adquirida por meio do Programa de Habitação Rural, criado nos governos de Lula e Dilma.

Para Inês Martins, camponesa, dirigente do MPA e coordenadora da APAESE, “apesar de ser uma luta que requer muito esforço para alcançar essa conquista é compensador para todos que fazem o MPA e principalmente todas as comunidades que lutam juntos com o movimento. A luta não para, pois outras moradias adquiridas através deste mesmo programa estão em fase de construção nos municípios de Porto da Folha e Monte Alegre”.

Foto: Damião Rodrigues/MPA

Para encerra esse dia histórico a comunidade festejou com muito forró pé de serra em um grandioso momento de celebração da luta camponesa.

Compartilhar
Correspondente da Expressão Sergipana no Sertão Sergipano, Comunicador Popular, Ribeirinho, Agente de Saúde do município de Poço Redondo e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

Deixe uma resposta