Museu da Gente Sergipana oferece programação especial na 15ª Semana de Museus

Foto: Márcio Garcez

O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, participará da agenda de comemorações pelo Dia Internacional de Museus (18 de maio) oferecendo uma programação especial dentro da Semana Internacional de Museus, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Com o tema ‘Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus’, a Semana de Museus tem como objetivo proporcionar um diálogo sobre o que a escrita oficial da história e a narrativa tradicional da Museologia não revelam nos acervos dos museus. Nessa perspectiva, a intenção é que novas possibilidades de narrativas sejam levantadas e outros desdobramentos de diálogos com o público possam surgir.

No Museu da Gente Sergipana haverá celebração no Dia Internacional de Museus, 18, quinta-feira, e no dia 20, sábado, através de uma programação relacionada com a temática. No dia 18 acontecerá gratuitamente o Museu Vivo, atividade em que personagens reais ligados aos ambientes das instalações permanentes receberão o público para uma visita especial. Nesse dia, das 14 às 16h, os visitantes estarão em contato com o pesquisador, escritor e memorialista Murillo Melins, que irá falar sobre a relação de Sergipe com a II Segunda Guerra Mundial; a feirante e atriz Mirian Batista, que contará como é o seu cotidiano de feirante vendedora de frutas e as histórias que acontecem no Mercado Municipal de Aracaju; o ‘chef do sertão’ Timóteo Domingos, idealizador da Gastrotinga, que utiliza plantas características da caatinga no preparo de pratos especiais, e José Medeiros, vaqueiro de Porto da Folha, que apresentará detalhes da Festa do Vaqueiro e da tradicional pega de boi no mato e as transformações ocorridas ao longo do tempo nessa competição entre o boi e o vaqueiro.

No dia 20, o público é convidado a conhecer o museu a céu aberto do escultor sergipano Véio, reconhecido internacionalmente por sua arte em madeira. Localizado no sítio Soarte, no município de Feira Nova, o museu reúne diversas obras de sua autoria. Para fazer parte dessa experiência basta garantir a vaga através da Agência Brisamar Turismo pelo telefone (79) 3042-1994. A visita ao Véio, com saída do Museu da Gente Sergipana às 13h e retorno de Feira Nova às 16h30, custará R$ 40,00, sendo que toda renda será revertida para o artista.

O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, em Aracaju. Para obter mais informações sobre a programação da 15ª Semana de Museus é só entrar em contato com o Instituto Banese pelo telefone (79) 3218-1551.

Confira a programação:

MUSEU VIVO!

Dia: 18 (quinta-feira)

Hora: das 14h às 16h

Local: Museu da Gente Sergipana

ENTRADA GRATUITA

 

VISITA AO VÉIO

Visita ao Museu à céu aberto do artista sergipano Véio

Local: Sítio Soarte (Feira Nova – Se)

Dia: 20 (sábado)

Saída do Museu da Gente Sergipana: às 13h

Retorno de Feira Nova: às 16h30

Compartilhar

Deixe uma resposta