Por que as dietas da moda não funcionam?

Por Kaliane Calisto* | Blog da Kali – Nutrição e Saúde

Já tentou a dieta da sopa? Da lua? Do tipo sanguíneo? Da proteína? As ditas “dietas da moda” prometem o que a maioria da população quer: perder peso em pouquíssimo tempo. Mas será que elas funcionam?

Essas dietas até conseguem promover uma rápida perda de peso, porém como não devem ser seguidas por longos períodos, assim que voltamos a rotina alimentar ocorre um aumento de peso que na maioria das vezes supera o anterior, iniciando um ciclo que nunca alcança o objetivo, gerando frustração e o famoso efeito sanfona.

Devido a uma restrição alimentar inadequada, tais dietas são capazes de comprometer o próprio processo metabólico do emagrecimento. O corpo  ao sentir a necessidade de economizar energia (calorias) tende a diminuir o gasto calórico, facilitando o ganho de peso após o término da dieta.

Dietas que possuem uma intensa restrição calórica, ao contrário do que se pensa, não facilitam a eliminação da gordura, mas sim a perda de água e eletrólitos, não sendo indicadas para perda de peso. O que de fato elas podem fazer é elevar as taxas de colesterol podendo causar cálculo biliar e doenças cardiovasculares.

O processo de emagrecimento rápido através da eliminação ou diminuição drástica de um grupo de alimentos, além de colocar nosso corpo em risco, causa perda de massa muscular, levando um provável comprometimento do ritmo metabólico, causando desaceleração do mesmo.

As dietas da moda não respeitam a individualidade, nem em relação a rotina tão pouco em relação aos hábitos alimentares, preferências e necessidades de cada organismo.

Perder peso não é sinônimo de restrição ou exclusão, não é necessário muito  menos indicado excluir alimentos. É possível perder peso e mantê-lo de forma saudável, porém é necessário se reeducar, mudar hábitos, comportamento alimentares e aprender a praticar hábitos saudáveis.

Dieta da sopa? Nunca mais.

*Kaliane Calisto é Nutricionista (CRN-5/ 7785), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Especialista em Nutrição Clínica e Estética

Contatos: nutrikalianecalisto@gmail.com | Instagram: nutricionista_kalianecalisto

 

Deixe uma resposta