Por que temos sono?

Ai que sono! Três amigos da Universidade das Crianças repararam na vontade de dormir que temos todos os dias e tiveram essa dúvida! O Túlio e a Pâmela tem 9 anos e o Carlos Alexandre tem 10, são todos de Caeté (MG).

Essa é uma pergunta tão difícil que até os  pesquisadores ainda não conseguiram achar uma resposta certa para ela… Mas calma! Já se sabe algumas coisas sobre esse assunto, e quem nos responde é a Fernanda Nunes, estudante de Medicina da UFMG.

Você já reparou que quando fica acordado por muito tempo seus pensamentos vão ficando cada vez mais lentos? E que se você continua acordado seu humor piora e até sua coordenação motora fica bastante prejudicada? Pois é! Quando a gente começa a abrir a boca e o olho fica pesado, tudo isso são sinais para irmos dormir. E por que dormir é importante? Porque quando dormimos estamos restaurando o equilíbrio natural da atividade cerebral. Isso mesmo! Durante o sono o cérebro continua trabalhando para regular e consertar tudo aquilo que aconteceu durante todo o dia! É como se o nosso cérebro estivesse carregando para começar um novo dia! E ainda é durante o sono que o cérebro organiza e guarda a memória.

Mas muitas outras coisas acontecem durante o sono, por exemplo: seus músculos relaxam, seu coração bate mais devagar, você respira mais lentamente… tudo isso para economizarmos energia. Algumas células e tecidos se renovam, algumas substâncias importantes para seu sistema imunológico — que é o sistema de defesa do nosso organismo — são secretadas. E você também cresce, sabia? Porque o hormônio do crescimento que é necessário para fazer você crescer é também secretado durante o sono.

PUXA!!!!! QUANTA COISA!!! Não preciso nem falar porque é tão importante ter uma boa noite de sono não é mesmo? Então, quando sua mãe te falar: “Filho, vai dormir!” mesmo que o game estiver bem legal ou que a TV esteja passando alguma coisa muito interessante, vá correndo para sua cama, pois agora você já sabe o porquê precisa dormir!!!!

Compartilhar

Deixe uma resposta