Safra de arroz bate recorde em Sergipe no mês de Julho

Comparada com a safra de 2016 o aumento foi de 63,7%

Foto: Jorge Henrique/ Ascom ASN

Secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal concedeu entrevista ao Jornal da Alese, edição das 9h, na manhã desta segunda- feira (14), falando do aumento da safra do arroz em Sergipe.

De acordo com o secretário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou o aumento de 30,7% da produção de arroz do mês de julho comparado ao mês anterior. Comparada ainda com a safra de 2016 o resultado foi ainda maior, 63,7%.

“A produção do arroz é grande em todo o Estado. Choveu bastante, e nos anima ainda mais a produção e produtividade de arroz, em  função de ser uma cultura  muito forte  do Baixo São Francisco, que tem baixo IDH, uma região que tende a evoluir com a cultura da agricultura e da pecuária”disse Esmeraldo.

Secretário de Agricultura, Esmeraldo Leal | Foto: Alese

Durante entrevista, Esmeraldo falou que foram produzidas 54,1 mil toneladas de grãos, fruto das ações empreendidas pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal. Chamando à atenção para a importância dos perímetros irrigados Cotinguiba, Pindoba e Betume, bem como nas vazas. “Aumentamos a área plantada e aumentamos a produtividade, que, inclusive,  faz parte do Programa Garantia Safra das regiões do Baixo São Francisco e Médio e Alto Sertão sergipanos”, salientou o secretário.

Segundo Esmeraldo, já foram distribuídos 400 toneladas de arroz, totalizando investimento na ordem de R$ 3 milhões, beneficiando 1.000 agricultores, sendo que o arroz foi selecionado pelos próprios produtores que, ao longo dos anos,  vão identificando os mais variáveis tipos grãos e a Emdagro comprando a melhor e mais adequada semente para aquela região, explicou.

FonteAscom Alese
Compartilhar

Deixe uma resposta