Semana Nacional dos Museus acontecerá de 15 a 21 de maio

Foto: Ascom/Secult

Na próxima semana, os museus serão o destaque da cultura em todo o país. É que acontecerá, entre os dias 15 e 21 de maio, a 15ª Semana Nacional dos Museus, um evento que mobiliza as unidades museais de todo Brasil a desenvolver uma programação especial durante a semana em que se celebra o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio.

O evento é uma realização do Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e em Sergipe tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e prefeituras municipais. O tema norteador dos eventos é o proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), e este ano as atividades estarão em torno do tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

De acordo com a coordenadora dos Museus na Secult, Marta Soraya, o evento é fundamental, considerando a importância dos museus para a cultura e o turismo como um espaço de memória e atividades multidisciplinares. “Isso traz um novo conceito de espaços museais, onde atividades diversas acontecem e aproximam estudantes, pesquisadores e turistas desses espaços que guardam nossa memória”, afirma.

Programação

As atividades programadas pelos museus são diversificadas: vão de exposições e visitas guiadas até palestras e mostra de filmes, entre outras. Para os museus coordenados pela Secretaria de Cultura de Sergipe, a programação será iniciada mais cedo, já no dia 11, às 9h, no Memorial do Poder Judiciário, localizado no Palácio Silvio Romero, em uma ação conjunta do Sistema Estadual dos Museus de Sergipe.

Na ocasião, acontecerá a apresentação das unidades museais componentes do Sistema Estadual de Museus de Sergipe (SIEM/SE) e a realização de uma Mesa Redonda “Museus e Histórias controversas: dizer o indizível em museus”, com o pesquisador Fernando Aguiar, do Conselheiro de Cultura e a Museóloga Ludmilla Oliveira, Membro do SIEM/SE; além de um momento de Arte do bailarino Everaldo Pereira dos Santos.

Já no dia 18 de maio, a programação segue no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, com uma Roda de Cordel com Alda Cruz e convidados. No dia 19, haverá a abertura da exposição (Re)Olhar e com uma apresentação do espetáculo teatral “Anjo Negro”, Cia Eitcha de Teatro. Já no Museu de Arte Sacra de Laranjeiras acontecerá um Vernissage e um Roteiro Turístico no dia 13, além de visitações guiadas de terça a domingo. Além disso, está sendo definida ainda a programação do Museu Afro Brasileiro, localizado em Laranjeiras.

Sobre o evento

A primeira edição da Semana Nacional de Museus foi realizada em 2003, quando contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos. Em 2017, estão inscritos mais de mil museus e 3.000 atividades estão previstas.  Com a Semana Nacional de Museus, se fortalece a importância e a existência dos museus no imaginário cotidiano, além de seguir junto rumo à consolidação da democracia e da justiça social.

A eficácia das ações desempenhadas pelo setor museal na realização da Semana Nacional de Museus comprova que o concerto nacional de programações culturais é um verdadeiro instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público: durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe cerca de 80%.

Confira a programação já definida:

Abertura da 15ª Semana Nacional dos Museus

11/05/2017 – 09:00 às 13:00

Memorial do Poder Judiciário – Palácio Silvio Romero
Ação conjunta do Sistema Estadual dos Museus de Sergipe
Apresentação das unidades museais componentes do Sistema Estadual de Museus – SIEM/SE

Mesa Redonda “Museus e Histórias controversas: dizer o indizível em museus”

Facilitadores:
Pesquisador Fernando Aguiar – Conselheiro de Cultura
Museóloga Ludmilla Oliveira – Membro do Siem/SE
Momento de Arte do bailarino Everaldo Pereira dos Santos

 

Museu Histórico de São Cristóvão

Dia: 18/05/2017- 14:00 às 17:00
OUTROS – Roda de Cordel: Alda Cruz e convidados.
Local: Sala do Cordel na Praça Getúlio Vargas (Praça da Matriz) – São Cristóvão/SE

Dia: 19/05/2017 – 14:00 às 16:00
EXPOSIÇÃO – Abertura da exposição: (Re)Olhar.
Local: No Museu Histórico de Sergipe.

Dia: 19/05/2017 – às 18h30
Apresentação do espetáculo teatral “Anjo Negro”, Cia Eitcha.
Local: No Museu Histórico de Sergipe.

Museu de Arte Sacra de Laranjeiras/SE

Roteiro Turístico, 13/05/2017 – das 9:00 às 10h
Vernissage, 13/05/2017 às 10h
Exposição 13/05/2017 a 16/06/2017
Visitação de 3ª a Domingo, das 10h às 13h
Local: Museu de Arte Sacra de Laranjeiras

A programação completa dos museus participantes da 15ª Semana Nacional de Museus está disponível no site do Ibram www.museus.gov.br

Compartilhar

Deixe uma resposta