Será que eu preciso fazer exame dos pés para diabéticos?

Foto: Divulgação/Youtube

Boa noite! Ouvi falar de um exame dos pés para diabéticos. Eu faço controle no posto de saúde e nunca fiz esse exame. Será que eu preciso fazer?

Maria das Dores, 62 anos, aposentada

Precisa sim, D. Maria. O exame dos pés é um teste de sensibilidade que toda pessoa que tem diabetes deve fazer, pelo menos uma vez ao ano. Os altos índices de glicose no sangue associados a outros elementos como triglicerídeos alto, pressão alta, obesidade etc., prejudica os nervos e as veias, causando o que chamamos de neuropatia periférica. Com isso, a pessoa tem redução ou perda de sensibilidade nos pés, podendo evoluir com alterações de mobilidade e úlceras que caracterizam o famoso “pé diabético”. Para prevenir o pé diabético, além do controle rigoroso da glicose, é importante avaliar os pés diariamente, secar bem entre os dedos, usar creme hidratante antes de dormir (exceto entre os dedos), usar sapatos fechados e confortáveis etc. O exame dos pés realizado por um profissional é um exame simples, no qual será testada a sensibilidade, além de avaliar outras características que possam ser sinais de risco.

Por Sofia Barbosa, enfermeira. Mande sua dúvida: amigadasaude@expressaosergipana.com.br


Este conteúdo foi originalmente publicado na versão impressa (Edição 0) da Expressão Sergipana. Confira a edição completa

Compartilhar
Sofia Barbosa é enfermeira, formada na Universidade Federal de Minas Gerais. Coren MG 15921-Enf.

Deixe uma resposta