Sobre a representação da negra e do negro na teledramaturgia no Brasil

Por Joaquim Vela

Quero esta semana comentar o brilhante artigo de Joscélio Júnior, postado no dia 22 de janeiro no site Alma Preta, que por sinal é bem legal! O militante traz uma reflexão antiga, mas ainda muito atual sobre a representação da negra e do negro na teledramaturgia no Brasil. O caso da vez é o de Dinorah, personagem de Carla Cristina Cardoso em A Regra do Jogo, que trabalha para a família falida e ostentativa de Feliciano (Marcos Caruso).

O que Joscélio nos chama a atenção é para a constante atualidade do discurso da suposta democracia racial nas novelas tupiniquins, e dos constantes papeis secundários e estereotipados das negras e dos negros nos enredos. Com Dinorah não seria diferente: ela se submete àquela família de valores burgueses ao ponto de ajudar com seu dinheiro o patrão, por quem eu, que além de noveleiro sou fofoqueiro, acredito que ela está apaixonada.

O racismo na sociedade brasileira, que vai além dos aspectos econômicos, é também construído simbolicamente pelas pessoas, ou seja, negras e negros não “podem” assumir determinados papeis, lugares ou status sociais. Dinorah é só empregada, não se sabe nada sobre sua vida, sobre sua família e amigos. O seu papel se restringe a servir (qualquer intenção de reproduzir a dimensão simbólica da escravidão NÃO é mera coincidência). Dinorah, prossegue Joscélio, nem mesmo se reconhece como negra, ao estranhar uma pessoa em situação de rua, um figurante negro, em certa cena da novela.

 Há uma grande chance de que você não tenha se dado conta disso, verdade? Aí está o perverso do racismo no Brasil, finaliza Joscélio: a naturalização dos lugares sociais das negras e dos negros que as novelas tanto ajudam a reforçar. Por isso, ainda não é demais ou démodé ou repetitivo falar das representações dos personagens negros nas novelas.

Acesse o texto de Joscélio na página almapreta.com e converse comigo no quimvela@brasildefato.com.br

Até semana que vem!

Compartilhar

Deixe uma resposta