UFS divulga programação dos 48 anos

Com uma programação que mescla história, culturahomenagens, a Universidade Federal de Sergipe comemora entre os dias 24 e 30 de maio os seus 48 anos. Dentre as atividades, haverá apresentação de orquestra, lançamento do novo Portal UFS e um bate papo com aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da universidade.

As comemorações têm inicio no dia 24 com uma sessãosolene dos Conselhos Superiores a partir das 17h noauditório da Reitoria. A cerimônia homenageará professores,ex-professores e técnicos administrativos.

A professora Mercia Alves da Silva Margotto receberá a‘medalha de mérito universitário’. Outros docentes serãohomenageados como ‘professores eméritos’. Além disso,técnicos escolhidos pela Comissão de Aniversário da UFSreceberão homenagem com entrega de placas. Veja a listade todos os homenageados ao final da matéria

perfil-facebook (1).jpg

Roda de Conversa

Ex-professores e ex-estudantes da UFS farão um bate-papo para relembrar antigas histórias da universidade. O Rodade Conversa deste ano tem o tema ‘A história da UFS contada por aqueles que ajudaram a construí-la’. A conversaacontece no dia 25, às 15h na Sala dos Conselhos.

Homenagem a Antônio Garcia Filho

Ainda no dia 25, às 10h30, o centenário do professor Antônio Garcia Filho será lembrado com a aposição de uma placano Hospital Universitário.

O médico, que nome ao campus de Lagarto, nasceu em 29 de maio de 1916 na cidade de Rosário do Catete, LesteSergipano, a 37 km de Aracaju. Médico graduado pela Escola de Medicina da Bahia, em 1941, iniciou as suas atividadesem Laranjeiras, transferindo-se depois para Aracaju. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Aracaju e sedestacou na vida acadêmica na década de 1960, com a fundação da Faculdade de Medicina de Sergipe.

Novo Portal UFS

A programação que celebra o 48° aniversário da UFS também integra o lançamento do novo Portal UFS, com umsistema mais moderno e funcional. O lançamento será no dia 30/5, às 10h, na Sala dos Conselhos.

No mesmo dia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) fará uma apresentação de portfólios. As peçasmostrarão ações da Coordenação de Inovação e Tecnologia (Cinttec) com um sumário de registros como marcas,patentes e grupos envolvidos em atividades de inovação. A Coordenação de Pesquisa (Copes) apresentará os gruposde pesquisa da UFS e a Coordenação de Pós-Graduação (COPGD) trará um catálogo dos cursos de pós-graduação cominformações das linhas de pesquisa e área de atuação. Os portfólios também tratarão dos convênios deinternacionalização da UFS e ações desenvolvidas nesta área, desenvolvidas pela Coordenação de RelaçõesInternacionais (Cori).

Ainda no dia 30, será apresentado à comunidade universitária o documento base do Plano de DesenvolvimentoInstitucional (PDI) para o período 2016 a 2020. Ele resulta da contribuição e dos debates das unidades administrativase acadêmicas vinculadas aos centros, departamentos e coordenações de cursos. A apresentação do plano será às 9hna Sala dos Conselhos.

Concerto

Encerrando as comemorações, no dia 30 à noite, o coro e a orquestra da UFS farão um concerto no Teatro TobiasBarreto a partir das 20h. Com regência do maestro Daniel Nery, a apresentação trará clássicos de compositores comoAntonio Vivaldi, Arcangello Corelli, Franz Schubert e Andrew Lloyd Weber. Veja a programação do concerto abaixo.

Histórico

Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS nasceu com a incorporação das escolas superiores já existentes em Sergipe: Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Química (1948); Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950); Escola de Serviço Social (1954); e Faculdade de Ciências Médicas (1961). Em 1987, em observância à Resolução 01/87 do Conselho Universitário (Consu), o primeiro campus universitário passou a ser denominado “Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campus” (campus de São Cristóvão).

Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), Lagarto (Prof. Antonio Garcia Filho), Laranjeiras e Sertão (Nossa Senhora da Glória).

Fonte: Ascom comunica@ufs.br

Compartilhar

Deixe uma resposta